Produção Científica

21/09/2020 17:07

LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

DUVAL, R. Escritos simbólicos e operações heterogêneas de substituição de expressões: as condições de compreensão em álgebra elementar. In: Moretti, Méricles T. e Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em português e francês: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

DUVAL, R.; MORETTI, Méricles T. Temas do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica: significado do que é “fazer Matemática”. In: Custódio, José F.; Costa, David A.; Flores, Cláudia R.; Grando, Regina Célia. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2018.

DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. [trad. Marlene Alves Dias]. Organização Tânia M. M. Campos. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R. et al. Ver e ensinar a matemática de outra forma: introduzir a álgebra no ensino: qual é o objetivo e como fazer isso? 1. ed, vol. II. São Paulo: PROEM, 2015.

DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Tradução de Myriam Vega Restrepo. Santiago de Cali: Universidad del Valle – Instituto de Educación y Pedagogía, 2004.

  • Original em francês (ver DUVAL, 1995).

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Machado, Silvia D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003.

DUVAL, R. Los problemas fundamentales en el aprendizaje de las matemáticas y las formas superiores em el desarollo cognitivo. [trad. Myriam Vega Restrepo]. Santiago de Cali, Colombia: Merlín I.D., 2001.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine : Registres sémiotiques et apprentissages intellectuels.  Bern: Peter Lang, 1995.

  • Com tradução em espanhol (ver DUVAL, 2004).

ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

DUVAL, R. Como analisar a questão crucial da compreensão em matemática? [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 13, n. 2. p. 1-27. Santa Catarina: Florianópolis, 2018.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n2p1/38031

DUVAL, R. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 11, n. 2. Santa Catarina: Florianópolis, 2016.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11n2p1

DUVAL, R.; PLUVINAGE, F. Apprentissages algébriques. Première partie. Points de vue sur l’algèbre élémentaire et son enseignement. Annales de didactique et de sciences cognitives. V. 21. p. 117-152.  IREM de Strasbourg, Strasbourg, 2016.

Disponível em: https://mathinfo.unistra.fr/websites/mathinfo/irem/Publications/Annales_didactique/vol_21/adsc21-2016_004.pdf

DUVAL, R. Mudanças, em curso e futuras, dos sistemas educacionais: Desafios e marcas dos anos 1960 aos anos … 2030! [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 10, n. 1. p. 1-23. Santa Catarina: Florianópolis, 2015.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n1p1/30037

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol. 7, n. 2. Santa Catarina: Florianópolis, 2012.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p266

DUVAL, R. Diferenças semânticas e coerências matemáticas: introdução aos problemas de congruência.[trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 7, n. 1. p. 97-117. Santa Catarina: Florianópolis, 2012.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n1p97/22381

DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 7, n. 1. p. 118-138. Santa Catarina: Florianópolis, 2012.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n1p118/22382