Raymond Duval
Raymond Duval é filósofo e psicólogo de formação, defendeu a sua tese de doutorado com P. Greco sobre a epistemologia genética de Piaget (1972). A partir de 1979 coorientou com F. Pluvinage diversos DEA (Diplôme d´Études Approfondies) e teses em didática da matemática. Foi editor dos Annales de Didactique et des Sciences Cognitives entre 1988 e 1995. Trabalha, no que era chamado de Instituto Universitário de Formação de Professores (IUFM – Institut Universitaire de Formation des Maitres) du Nord Pas-de-Calais, na formação de professores do ensino fundamental 1. Atualmente desenvolve pesquisa sobre três questões: o funcionamento semio-cognitivo da visualização em matemática; a introdução da álgebra elementar e a questão dos escritos simbólicos e; as duas faces da atividade matemática.
O prof. José Luiz Magalhães de Freitas e a profª Veridiana Rezende entrevistaram Raymond Duval em 2013. A seguir apresentamos um pequeno trecho dessa entrevista, mas a parte completa pode ser consultada em:
FREITAS, José Luiz Magalhães, REZENDE, Veridiana. ENTREVISTA: RAYMOND DUVAL E A TEORIA DOS REGISTROS DE REPRESENTAÇÃO SEMIÓTICA. RPEM, Campo Mourão, v. 2, n. 3, jul-dez, 2013.
Disponível em: http://www.fecilcam.br/revista/index.php/rpem/issue/view/32/showToc
O pesquisador francês Raymond Duval, filósofo e psicólogo de formação, desenvolve suas pesquisas em psicologia cognitiva desde os anos 1970, oferecendo importantes contribuições para a área de Educação Matemática. Duval foi pesquisador do Instituto de Pesquisa sobre o Ensino de Matemática – IREM de Estrasburgo, França, de 1970 até 1995. Atualmente, Raymond Duval é professor emérito em Ciências da Educação da Université du Littoral Côte d’Opale, na cidade de Boulogne-sur-mer, e reside na cidade de Lille, norte da França.
Dentre suas numerosas publicações, sua obra Sémiosis et pensée humaine: Registres sémiotiques et apprentissages intellectuels, publicada em 1995, foi um marco em suas produções, por tratar-se da primeira apresentação sistematizada de sua teoria. De lá para cá, sua teoria dos Registros de Representação Semiótica tem sido divulgada em diversos países e publicada em várias línguas. No Brasil é explícito o crescimento do número de pesquisas em Educação Matemática que se fundamentam nos trabalhos de Duval.
Nesta entrevista, que foi concedida via e-mail, Raymond Duval vai além de apresentar a teoria dos Registros de Representação Semiótica. O pesquisador discorre sobre as origens da teoria, as contribuições dela para as pesquisas e práticas de professores em sala de aula, bem como sobre os progressos no ensino e aprendizagem da Matemática nas últimas décadas, como pode ser conferido a seguir. A íntegra dessa entrevista pode ser acessada neste link.