LIVROS, CAPÍTULOS DE LIVROS E A TRRS
MORETTI, Méricles Thadeu; SABEL, Eduardo (orgs). Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semiocognitiva de aprendizagem de Raymond Duval (parte 2). Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2023.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251609
MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Célia Finck (orgs). Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semiocognitiva de aprendizagem de Raymond Duval (parte 1). Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/251609/FLORILEGIO_pesquisas_semiocognitiva_parte_2.pdf?sequence=1&isAllowed=
MORETTI, Méricles Thadeu; SABEL, Eduardo (orgs). E-book Gráficos e equações: abordagem global qualitativa segundo Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2022.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/241268/ebook-graficos_equacoes.pdf?sequence=1
HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. Regra dos sinais: saga e implicações didáticas. Florianópolis: REVEMAT/GPEEM/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
SOUZA, Roberta N. Sodré de; MORETTI, Méricles T. A aprendizagem de geometria sob o olhar da desconstrução dimensional das formas. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
COSTA, Crislaine; MORETTI, Méricles T. A contribuição da teoria dos registros de representação semiótica nas pesquisas científicas brasileiras: tendências e reflexões. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
SILVA, Fernanda A. F.; MORETTI, Méricles T. Características visuais das figuras geométricas empregadas no estudo da relação parte-todo dos números racionais. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. Elementos semio-cognitivos para a aprendizagem de estudantes cegos em matemática: o livro didático em Braille. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
SILVA, Sérgio Florentino da; MORETTI, Méricles T. Ensino e aprendizagem das superfícies quádricas mediado pelo Geogebra: articulações entre a abordagem de interpretação global e a teoria das situações didáticas. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
SIMONETTI, Djerly; MORETTI, Méricles T. Esboço da parábola por meio de translações no ensino médio. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
PASA, Bárbara C.; MORETTI, Méricles T. O esboço de curvas no ensino médio na perspectiva da interpretação global de unidades figurais: possibilidades a partir da noção de infinitésimo In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
PINHO, José L. R. ; MORETTI, Méricles T. O papel das descrições e o potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica na criação e resolução de problemas de geometria no ensino superior. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
SABEL, Eduardo; MORETTI, Méricles T. O papel das funções discursivas na aprendizagem matemática: um olhar para os problemas do campo aditivo. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
SCHLICKMANN, Jessica R.; MORETTI, Méricles T. O pensamento computacional na perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica no ensino de geometria. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
SILVA FILHO, Jorge. P.; MORETTI, Méricles T. Percepções de um estudo de caso com um aluno com discalculia do desenvolvimento – uma abordagem baseada nas funções discursivas de Raymond Duval. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.
Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982
MENOCINI, Lucia; MORETTI, Méricles T. A articulação e a coordenação dos registros discursivo e figural no ensino de geometria In: Scheffer, Nilce F.; Comacho, Eliziane; Cenci, Danuza. Tecnologias da informação e comunicação: articulação entre pesquisas, objetos de aprendizagem e representações. Curitiba: Editora CRV, 2018.
DUVAL, R.; MORETTI, Méricles T. Temas do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica: significado do que é “fazer Matemática”. In: Custódio, José F.; Costa, David A.; Flores, Cláudia R.; Grando, Regina Célia. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2018.
MORETTI, Méricles T.; BRANDT, Celia F.; SOUZA, Roberta N Sodré de. Linguagem natural versus formal: diferenciação importante na construção de uma semiosfera de aprendizagem da matemática. In: Campos, Marília A. T.; Silva, Monica R. Educação, Movimentos Sociais e Políticas Governamentais: A pesquisa na trama dos desafios para a educação. Curitiba: Appris Editora, 2017.
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática. In: Brandt, Celia F.; Guérios, Ettiène. Práticas e Pesquisas no Campo da Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2017.
HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. A regra dos sinais: alguns elementos importantes do seu contexto histórico In: Brandt, Celia F.; Moretti, Méricles T. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
Disponível em: http://books.scielo.org/id/dj9m9
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Relações entre a conceituação da estrutura do sistema de numeração decimal e as operações cognitivas de produção, tratamento e conversão com registros de representação semiótica do número: a palavra e a escrita arábica. In: Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Sistema de numeração decimal posicional: estudo das estruturas na língua e no número. In: Machado, Silvia D. A.; Bianchini, Barbara L.; Maranhão, M. Cristina S. A. Teoria elementar dos números: da educação básica à formação dos professores que ensinam matemática. São Paulo: IGLU Editora, 2015.
SILVA, Madeline Odete; MORETTI, Méricles T. Esboçando curvas de funções a partir de suas propriedades figurais: uma análise sob a perspectiva dos registros de representação semiótica. In: Brandt, Celia F.; Moretti, Méricles T. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
MORETTI, Méricles T.; LUIZ, Learcino S. O procedimento informático de interpretação global no esboço de curvas no ensino universitário. In: Brandt, Celia F.; Moretti, Méricles T. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Aprendizagem do sistema de numeração. Curitiba: Editoras Prismas Ltda, 2013.
MORETTI, Méricles T. Aprendizagem da matemática: do olhar do mundo à escola In: A escola contemporânea: uma necessária reinvenção. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2011.
COLOMBO, Janecler A A; MORETTI, Méricles T. Contribuições das representações semióticas para refletir sobre a elaboração curricular: um exemplo de prática significante no campo aditivo dos naturais. In: Dickel, Adriana, Teixeira; Adriano C.; Ormezzano, Graziela; Grando, Neiva I. Processos educativos e linguagem: teorias e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.
BUEHRING, Roberta Schnorr; MORETTI, Méricles T. Gráficos e tabelas como leitura e registro do mundo: um caminho de ensino para o início da escolaridade .In: Processos de pesquisa no ensino fundamental e médio. Passo Fundo: UPF Ed. e Ed Unijuí, 2009.
COLOMBO, Janecler A. A; MORETTI, Méricles T. A pesquisa em educação matemática, o referencial teórico da didática da matemática a inserção social. In: Pesquisa, educação e inserção social: olhares da região sul. Canoas: Editora da Ulbra, 2008.
MORETTI, Méricles T. A Translação como recurso no esboço de curvas por meio da interpretação global de propriedades figurais. In: Machado, Silvia D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003.
MORETTI, Méricles T. Dos sistemas de numeração às operações básicas com números naturais. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.
ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS E A TRRS
SABEL, Eduardo; SILVA, Cíntia Rosa da. Uma Experiência De Ensino De Frações Para O 6º Ano Do Ensino Fundamental À Luz Da Teoria Dos Registros De Representação Semiótica De Duval. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 1-21, 9 out. 2023.
Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/recem/article/view/3434/2452
SABEL, Eduardo; MORETTI, Méricles. Para Além Da Comunicação Em Sala De Aula: O Papel Das Funções Discursivas Na Aprendizagem Matemática. Revista Educação Matemática Em Foco (UFPE).
Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/1350
MORETTI, Méricles; BAERLE, Lucilene. O uso de Representações Auxiliares na Aprendizagem Matemática: Um Olhar Semiocognitivo segundo Raymond Duval. Revista Educação Matemática Pesquisa.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/55409
CAMPOS, Adilson; MORETTI, Méricles; Operações Semiocognitivas Mobilizadas em Tarefas de Geometria: Uma Análise Com Alunos Medalhistas do 8º Ano. Educação Matemática Em Revista-Rs.
Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/EMR-RS/article/view/3006/2110
CANS, Adalberto; MORETTI, Méricles; COSTA, David. Revisitando A Prova Dos Nove: Vestígios De Sua Origem, Ascensão e Declínio. Revista ACERVO
Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/81/53
MORETTI, Méricles; BRANDT, Célia; ALMOULOUD, Saddo. Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática. Revista Quadrante (Portugal).
Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/25313/19798
PASA, Bárbara; MORETTI, Méricles. Taxa de variação a partir dos infinitésimos no esboço de curvas de funções do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciência e Matemática.
Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3545
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T.; SCHEIFER, Carine; DIONIZIO, Fátima A. Q.; GUERIOS, E. C. O desenvolvimento do pensamento algébrico: o papel da congruência semântica na elaboração de problemas aditivos por discentes. Educação Matemática Pesquisa. v. 22, n. 2, 2020.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/issue/view/2315
ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. Semiótica e aprendizagem inclusiva: um estudo que envolve a cegueira. REVEMAT, v.15, n. 1, 2020.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/3057
PASA, Bárbara C. ; MORETTI, Méricles T. Researches about curves sketching on the perspective of global interpretation of figural units focusing on high school. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 22, n. 1, 2020.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/issue/view/325
HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. Elementos transversais para a aprendizagem da geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de currículo possível. REVEMAT, v.15, n. 1, 2020.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/2882
MENOCINI, Lucia; MORETTI, Méricles T. A equivalência de áreas no estudo da integra definida: um olhar das representações semióticas. Educação Matemática em Revista/RS, V 2.21, 2020.
Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2579
SOUZA, Roberta N Sodré de; MORETTI, Méricles T.; ALMOULOUD, Saddo Ag. A aprendizagem de Geometria com foco na desconstrução dimensional das formas (The learning of Geometry focusing on dimensional deconstruction of forms). Educação Matemática Pesquisa, v. 21, 2019.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/39101
HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. A Consolidação das Regras de Sinais e as Etapas do Espírito Científico em Bachelard. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 21, n. 5, 2019.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5013
ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. A dialética dos objetos ostensivos e não ostensivos na aprendizagem matemática: consequências para o caso de uma estudante cega. EMR, n. 65, 2019.
Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/147
ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. A Relação com o Saber Matemático: o Caso de uma Estudante Cega em Classe Inclusiva. PARADIGMA (Maracay), v. 40, 2019.
Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/744
SILVA, Sérgio Florentino da; MORETTI, Méricles T. A abordagem de interpretação global no ensino e na aprendizagem das superfícies quádricas (The global interpretation approach in the teaching and learning of quadric surfaces). Educação Matemática Pesquisa. v. 20, n. 2, 2018.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/36174
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T.; SCHEIFER, Carine; DIONIZIO, Fátima A. Q. A importância da função discursiva de designações de relações algébricas para o desenvolvimento do pensamento algébrico<br>The importance of the discursive function of algebraic relations designations for the development of algebraic thought. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 1, 2018.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/32845
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Aprendizagem da álgebra segundo Raymond Duval. REBECEM. , v.2, n. 1, 2018.
Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/issue/view/974/showToc
PINHO, José L. R.; MORETTI, Méricles T. Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da formulação e resolução de problemas em geometria. REMATEC, v. 13, n. 18, 2018.
Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135/117
SILVA, Sérgio Florentino da; MORETTI, Méricles T. Estudo Semiótico em Língua Natural das Cônicas: possibilidades de uso de novos registros. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, n. 3, 2018.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3880/3179
THIEL, A. A.; BARBOSA, Thiago H. N.; MORETTI, Méricles T. Função quadrática: linguagem matemática e a representação de um pensamento. REVEMAT, v. 13, n. 2, 2018.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n2p278
MORETTI, Méricles T.; HILLESHEIM, Selma F. Linguagem natural e formal na semiosfera da aprendizagem matemática: o caso da geometria para a formação do pedagogo. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, v. 9, n. 1, 2018.
Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/235848
BRANDT, C. F.; MORETTI, Méricles T.; NOVAK, Franciele I. L. O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico Geogebra. Olhar de Professor, v. 21, p.98 – 115, 2018.
Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209210941
SILVA, Sérgio Florentino da; MORETTI, Méricles T. Registros em língua natural das superfícies quádricas: análise semiótica e possibilidades de uso de novos registros (Records in natural language of quadric surfaces: semiotic analysis and possibilities of using new records). Educação Matemática Pesquisa, v.20, p.294 – 314, 2018.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/34940
DIONIZIO, Fátima A. Q.; BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T.; Baccon, Ana Lúcia P. Um Design Metodológico para Analisar as Concepções dos Docentes em Relação à Produção Discente a partir de Representação Semiótica e Dimensões do Conhecimento Docente. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v.32, p.727 – 748, 2018.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2018000200727&lng=en&nrm=iso
MENOCINI, Lucia; MORETTI, Méricles T. A interpretação global figural como recurso para o esboço de curvas de funções modulares lineares. Educação Matemática em Revista-RS, v.1, n.1, 2017.
Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1872
ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. Ensino e Aprendizagem em Matemática para Estudantes Cegos: Pesquisas, Resultados e Perspectivas. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v.10, n. 1, 2017.
Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4398
KUMMER, Tarcisio; MORETTI, Méricles T. Convergências e Conexões nas Teorias de David Ausubel e Raymond Duval: a construção significativa de conhecimentos matemáticos. Acta Scientiae (ULBRA), v. 18, n. 2, 2016.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1577
ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. Transcrição da tinta ao Braille: apontamentos de algumas diferenças semio-cognitivas. Zetetiké (on line), v. 1, n. 3, 2016.
Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648092/15051
NÉ, Adriano L S.; MORETTI, Méricles T. Analisando a linguagem matemática e refletindo sobre o ensino e a aprendizagem da prática de esboço de curvas no ensino superior. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v.8, n. 4, 2015.
Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/3077
RICHIT, Luiz A.; PASA, Bárbara C.; MORETTI, Méricles T. Análise do Processo de Aprendizagem de Geometria de Estudantes do Programa de Iniciação Científica: perspectivas a partir da teoria dos registros semióticos. Acta Scientiae (ULBRA), v. 17, n. 3, 2015.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1333
MORETTI, Méricles T.; BRANDT, Celia F. Construção de um desenho metodológico de análise semiótica e cognitiva de problemas de geometria que envolvem figuras. Educação Matemática Pesquisa (Online), v.17, n. 3, 2015.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25673
SOUZA, Roberta N Sodré de; MORETTI, Méricles T. Objeto real versus ideal: consequências na constituição de sistemas semióticos para a aprendizagem intelectual. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). , v. 6, n. 2, 2015.
Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/995
MORETTI, Méricles T.; BRANDT, Celia F. Dificuldades na resolução de problemas aditivos a uma operação: ponto de encontro esclarecedor à luz da noção de congruência semântica, Revista Acta Scientiae. v. 16, n. 3, 2014.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1173
DIONIZIO, Fátima Q.; BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Emprego das Funções Discursivas da Linguagem na Compreensão de Erros de Alunos em uma Atividade que Envolve Noções de Trigonometria. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 15, 2014.
Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/901
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T.; BASSOI, Tânia S. Estudo das funções do discurso na resolução de problemas matemáticos. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, n. 2, 2014.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/19476
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. O Cenário da Pesquisa no Campo da Educação Matemática à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 2014.
Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/488
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Relações entre a estrutura do sistema de numeração decimal e os registros de representação semiótica do número: a palavra e a escrita arábica. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, n. 3, 2014.
Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/73
BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Algumas considerações sobre o ensino do sistema de numeração: discussão de atividades à luz da conceitualização e representação semiótica. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 2013.
Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3507
HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. Alguns aspectos da noção da congruência semântica presentes no ensino dos números inteiros relativos. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 2013.
Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3511
COAN, Lisani G. W.; VISEU, Floriano; MORETTI, Méricles T. As TIC no ensino de Matemática: a formação dos professores em debate. Revemat, v. 8, n. 2, 2013.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p22
HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. O modelo comercial: um entrave persistente à aprendizagem da regra de sinais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 4, n. 2, 2013.
Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/824
MORETTI, Méricles T. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria. Revista Acta Scientiae, v. 15, n. 2, 2013.
Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/568
MORETTI, Méricles T. A Regra dos Sinais para a Multiplicação: ponto de encontro com a noção de congruência semântica e o princípio de extensão em matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, n. 42B, 2012.
Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5783
MORETTI, Méricles T.; BRANDT, Celia F.; FRANCO, P. L. Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v.18, p.469 – 486, 2012.
Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132012000200015&script=sci_abstract&tlng=ptes
T.; THIEL, a. A. O ensino de matemática hermético: um olhar crítico a partir dos registros de representação semiótica. Práxis Educativa (UEPG. Online), v.7, n. 2, 2012.
Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4144
MORETTI, Méricles T.; Luiz, Learcino S. O procedimento informático de interpretação global no esboço de curvas no ensino universitário. Educação Matemática Pesquisa (Online), v.12, p.529 – 547, 2010.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4748
COLOMBO, Janecler A. A; BUEHRING, Roberta Schnorr; MORETTI, Méricles T. Registros de representação semiótica, tarefas e análise de dados: articulações em torno do currículo de matemática. Revemat, v. 4, p.90 – 113, 2009.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2009v4n1p90
MORETTI, Méricles T. A articulação de registros semióticos para a aprendizagem: analisando a noção de congruência semântica na matemática e na física. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, n. 1, 2008.
Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2791
MORETTI, Méricles T.; FERRAZ, A. G.; Ferreira, Verônica G. G. Estudo da conversão de funções entre registros simbólico e gráfico no ensino universitário. Quadrante (Lisboa), v. 17, n. 2, 2008.
Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/158
COLOMBO, Janecler A. A; MORETTI, Méricles T. Representações do número racional na formação de professores que ensinam matemática. REI – Revista de Educação do IDEAU, v. 3, 2008.
COLOMBO, Janecler A A; FLORES, Cláudia Regina; MORETTI, Méricles T. Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, n. 2, 2007.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/901
MORETTI, Méricles T.; FLORES, Cláudia Regina. As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurística e a reconfiguração. Revemat, v. 1, n. 1, 2006.
Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/1296
BRANDT, C. F.; MORETTI, Méricles T. O papel dos registros de representação na compreensão do sistema de numeração decimal. Educação Matemática Pesquisa, v. 7, n. 2, 2005.
Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4701
MORETTI, Méricles T. O papel dos registros de representação na aprendizagem de matemática. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v.1, n. 3, 2002.
Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/180/152