Produção Científica

21/09/2020 17:07

LIVROS E CAPÍTULOS DE LIVROS

DUVAL, R. Escritos simbólicos e operações heterogêneas de substituição de expressões: as condições de compreensão em álgebra elementar. In: Moretti, Méricles T. e Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em português e francês: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

DUVAL, R.; MORETTI, Méricles T. Temas do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica: significado do que é “fazer Matemática”. In: Custódio, José F.; Costa, David A.; Flores, Cláudia R.; Grando, Regina Célia. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2018.

DUVAL, R. Ver e ensinar a matemática de outra forma: entrar no modo matemático de pensar: os registros de representações semióticas. [trad. Marlene Alves Dias]. Organização Tânia M. M. Campos. 1. ed. São Paulo: PROEM, 2011.

DUVAL, R. et al. Ver e ensinar a matemática de outra forma: introduzir a álgebra no ensino: qual é o objetivo e como fazer isso? 1. ed, vol. II. São Paulo: PROEM, 2015.

DUVAL, R. Semiosis y pensamiento humano: registros semióticos y aprendizajes intelectuales. Tradução de Myriam Vega Restrepo. Santiago de Cali: Universidad del Valle – Instituto de Educación y Pedagogía, 2004.

  • Original em francês (ver DUVAL, 1995).

DUVAL, R. Registros de representações semióticas e funcionamento cognitivo da compreensão em matemática. In: Machado, Silvia D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003.

DUVAL, R. Los problemas fundamentales en el aprendizaje de las matemáticas y las formas superiores em el desarollo cognitivo. [trad. Myriam Vega Restrepo]. Santiago de Cali, Colombia: Merlín I.D., 2001.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine : Registres sémiotiques et apprentissages intellectuels.  Bern: Peter Lang, 1995.

  • Com tradução em espanhol (ver DUVAL, 2004).

ARTIGOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS

DUVAL, R. Como analisar a questão crucial da compreensão em matemática? [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 13, n. 2. p. 1-27. Santa Catarina: Florianópolis, 2018.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n2p1/38031

DUVAL, R. Questões epistemológicas e cognitivas para pensar antes de começar uma aula de matemática. [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 11, n. 2. Santa Catarina: Florianópolis, 2016.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2016v11n2p1

DUVAL, R.; PLUVINAGE, F. Apprentissages algébriques. Première partie. Points de vue sur l’algèbre élémentaire et son enseignement. Annales de didactique et de sciences cognitives. V. 21. p. 117-152.  IREM de Strasbourg, Strasbourg, 2016.

Disponível em: https://mathinfo.unistra.fr/websites/mathinfo/irem/Publications/Annales_didactique/vol_21/adsc21-2016_004.pdf

DUVAL, R. Mudanças, em curso e futuras, dos sistemas educacionais: Desafios e marcas dos anos 1960 aos anos … 2030! [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 10, n. 1. p. 1-23. Santa Catarina: Florianópolis, 2015.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2015v10n1p1/30037

DUVAL, R. Registros de representação semiótica e funcionamento cognitivo do pensamento. [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol. 7, n. 2. Santa Catarina: Florianópolis, 2012.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n2p266

DUVAL, R. Diferenças semânticas e coerências matemáticas: introdução aos problemas de congruência.[trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 7, n. 1. p. 97-117. Santa Catarina: Florianópolis, 2012.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n1p97/22381

DUVAL, R. Abordagem cognitiva de problemas de geometria em termos de congruência. [trad. Méricles Thadeu Moretti]. Revista Eletrônica de Educação Matemática – Revemat. vol 7, n. 1. p. 118-138. Santa Catarina: Florianópolis, 2012.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2012v7n1p118/22382

Produção Científica

21/09/2020 15:20

 LIVROS, CAPÍTULOS DE LIVROS E A TRRS

MORETTI, Méricles Thadeu; SABEL, Eduardo (orgs). Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semiocognitiva de aprendizagem de Raymond Duval (parte 2). Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2023.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/251609

MORETTI, Méricles Thadeu; BRANDT, Célia Finck (orgs). Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semiocognitiva de aprendizagem de Raymond Duval (parte 1). Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/251609/FLORILEGIO_pesquisas_semiocognitiva_parte_2.pdf?sequence=1&isAllowed=

MORETTI, Méricles Thadeu; SABEL, Eduardo (orgs). E-book Gráficos e equações: abordagem global qualitativa segundo Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2022.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/241268/ebook-graficos_equacoes.pdf?sequence=1

HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. Regra dos sinais: saga e implicações didáticas. Florianópolis: REVEMAT/GPEEM/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

SOUZA, Roberta N. Sodré de; MORETTI, Méricles T. A aprendizagem de geometria sob o olhar da desconstrução dimensional das formas. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

COSTA, Crislaine; MORETTI, Méricles T. A contribuição da teoria dos registros de representação semiótica nas pesquisas científicas brasileiras: tendências e reflexões. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

SILVA, Fernanda A. F.; MORETTI, Méricles T. Características visuais das figuras geométricas empregadas no estudo da relação parte-todo dos números racionais. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. Elementos semio-cognitivos para a aprendizagem de estudantes cegos em matemática: o livro didático em Braille. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

SILVA, Sérgio Florentino da; MORETTI, Méricles T. Ensino e aprendizagem das superfícies quádricas mediado pelo Geogebra: articulações entre a abordagem de interpretação global e a teoria das situações didáticas. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

SIMONETTI, Djerly; MORETTI, Méricles T. Esboço da parábola por meio de translações no ensino médio. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

PASA, Bárbara C.; MORETTI, Méricles T. O esboço de curvas no ensino médio na perspectiva da interpretação global de unidades figurais: possibilidades a partir da noção de infinitésimo In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

PINHO, José L. R. ; MORETTI, Méricles T. O papel das descrições e o potencial semiótico dos softwares de geometria dinâmica na criação e resolução de problemas de geometria no ensino superior. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

SABEL, Eduardo; MORETTI, Méricles T. O papel das funções discursivas na aprendizagem matemática: um olhar para os problemas do campo aditivo. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

SCHLICKMANN, Jessica R.; MORETTI, Méricles T. O pensamento computacional na perspectiva da teoria dos registros de representação semiótica no ensino de geometria. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

SILVA FILHO, Jorge. P.; MORETTI, Méricles T. Percepções de um estudo de caso com um aluno com discalculia do desenvolvimento – uma abordagem baseada nas funções discursivas de Raymond Duval. In: Moretti, Méricles T.; Brandt, Celia F. Florilégio de pesquisas que envolvem a teoria semio-cognitiva de aprendizagem matemática de Raymond Duval. Florianópolis: Ed. REVEMAT/UFSC, 2020.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/203982

MENOCINI, Lucia; MORETTI, Méricles T. A articulação e a coordenação dos registros discursivo e figural no ensino de geometria In: Scheffer, Nilce F.; Comacho, Eliziane; Cenci, Danuza. Tecnologias da informação e comunicação: articulação entre pesquisas, objetos de aprendizagem e representações. Curitiba: Editora CRV, 2018.

DUVAL, R.; MORETTI, Méricles T. Temas do Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica: significado do que é “fazer Matemática”. In: Custódio, José F.; Costa, David A.; Flores, Cláudia R.; Grando, Regina Célia. Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT): contribuições para pesquisa e ensino. São Paulo: Editora Livraria de Física, 2018.

MORETTI, Méricles T.; BRANDT, Celia F.; SOUZA, Roberta N Sodré de. Linguagem natural versus formal: diferenciação importante na construção de uma semiosfera de aprendizagem da matemática. In: Campos, Marília A. T.; Silva, Monica R. Educação, Movimentos Sociais e Políticas Governamentais: A pesquisa na trama dos desafios para a educação. Curitiba: Appris Editora, 2017.

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Processos cognitivos e linguísticos em Educação Matemática. In: Brandt, Celia F.; Guérios, Ettiène. Práticas e Pesquisas no Campo da Educação Matemática. Curitiba: CRV, 2017.

HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. A regra dos sinais: alguns elementos importantes do seu contexto histórico In: Brandt, Celia F.; Moretti, Méricles T. Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

Disponível em: http://books.scielo.org/id/dj9m9

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Relações entre a conceituação da estrutura do sistema de numeração decimal e as operações cognitivas de produção, tratamento e conversão com registros de representação semiótica do número: a palavra e a escrita arábica. In: Ensinar e aprender matemática: possibilidades para a prática educativa. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2016.

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Sistema de numeração decimal posicional: estudo das estruturas na língua e no número. In: Machado, Silvia D. A.; Bianchini, Barbara L.; Maranhão, M. Cristina S. A. Teoria elementar dos números: da educação básica à formação dos professores que ensinam matemática. São Paulo: IGLU Editora, 2015.

SILVA, Madeline Odete; MORETTI, Méricles T. Esboçando curvas de funções a partir de suas propriedades figurais: uma análise sob a perspectiva dos registros de representação semiótica. In: Brandt, Celia F.; Moretti, Méricles T. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.

MORETTI, Méricles T.; LUIZ, Learcino S. O procedimento informático de interpretação global no esboço de curvas no ensino universitário. In: Brandt, Celia F.; Moretti, Méricles T. As contribuições da teoria das representações semióticas para o ensino e pesquisa na Educação Matemática. Ijuí: Editora Unijuí, 2014.

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Aprendizagem do sistema de numeração. Curitiba: Editoras Prismas Ltda, 2013.

MORETTI, Méricles T. Aprendizagem da matemática: do olhar do mundo à escola In: A escola contemporânea: uma necessária reinvenção. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2011.

COLOMBO, Janecler A A; MORETTI, Méricles T. Contribuições das representações semióticas para refletir sobre a elaboração curricular: um exemplo de prática significante no campo aditivo dos naturais. In: Dickel, Adriana, Teixeira; Adriano C.; Ormezzano, Graziela; Grando, Neiva I. Processos educativos e linguagem: teorias e práticas. Ijuí: Ed. Unijuí, 2010.

BUEHRING, Roberta Schnorr; MORETTI, Méricles T. Gráficos e tabelas como leitura e registro do mundo: um caminho de ensino para o início da escolaridade .In: Processos de pesquisa no ensino fundamental e médio. Passo Fundo: UPF Ed. e Ed Unijuí, 2009.

COLOMBO, Janecler A. A; MORETTI, Méricles T. A pesquisa em educação matemática, o referencial teórico da didática da matemática a inserção social. In: Pesquisa, educação e inserção social: olhares da região sul. Canoas: Editora da Ulbra, 2008.

MORETTI, Méricles T. A Translação como recurso no esboço de curvas por meio da interpretação global de propriedades figurais. In: Machado, Silvia D. A. Aprendizagem em matemática: registros de representação semiótica. Campinas: Papirus, 2003.

MORETTI, Méricles T. Dos sistemas de numeração às operações básicas com números naturais. Florianópolis: Editora da UFSC, 1999.

ARTIGOS COMPLETOS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS E A TRRS

SABEL, Eduardo; SILVA, Cíntia Rosa da. Uma Experiência De Ensino De Frações Para O 6º Ano Do Ensino Fundamental À Luz Da Teoria Dos Registros De Representação Semiótica De Duval. Revista Catarinense de Educação Matemática, v. 2, n. 1, p. 1-21, 9 out. 2023.

Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/recem/article/view/3434/2452

SABEL, Eduardo; MORETTI, Méricles. Para Além Da Comunicação Em Sala De Aula: O Papel Das Funções Discursivas Na Aprendizagem Matemática. Revista Educação Matemática Em Foco (UFPE).

Disponível em: https://revista.uepb.edu.br/REM/article/view/1350

MORETTI, Méricles; BAERLE, Lucilene. O uso de Representações Auxiliares na Aprendizagem Matemática: Um Olhar Semiocognitivo segundo Raymond Duval. Revista Educação Matemática Pesquisa.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/55409

CAMPOS, Adilson; MORETTI, Méricles; Operações Semiocognitivas Mobilizadas em Tarefas de Geometria: Uma Análise Com Alunos Medalhistas do 8º Ano. Educação Matemática Em Revista-Rs.

Disponível em: http://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/EMR-RS/article/view/3006/2110

CANS, Adalberto; MORETTI, Méricles; COSTA, David. Revisitando A Prova Dos Nove: Vestígios De Sua Origem, Ascensão e Declínio. Revista ACERVO

Disponível em: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/81/53

MORETTI, Méricles; BRANDT, Célia; ALMOULOUD, Saddo. Congruência semântica: um fenômeno semiótico e cognitivo a ser levado em conta na aprendizagem matemática. Revista Quadrante (Portugal).

Disponível em: https://quadrante.apm.pt/article/view/25313/19798

PASA, Bárbara; MORETTI, Méricles. Taxa de variação a partir dos infinitésimos no esboço de curvas de funções do Ensino Médio. Revista de Ensino de Ciência e Matemática.

Disponível em: https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/3545

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T.; SCHEIFER, Carine; DIONIZIO, Fátima A. Q.; GUERIOS, E. C. O desenvolvimento do pensamento algébrico: o papel da congruência semântica na elaboração de problemas aditivos por discentes. Educação Matemática Pesquisa. v. 22, n. 2, 2020.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/issue/view/2315

ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. Semiótica e aprendizagem inclusiva: um estudo que envolve a cegueira. REVEMAT, v.15, n. 1, 2020.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/3057

PASA, Bárbara C. ; MORETTI, Méricles T. Researches about curves sketching on the perspective of global interpretation of figural units focusing on high school. REVISTA ACTA SCIENTIAE. v. 22, n. 1, 2020.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/issue/view/325

HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. Elementos transversais para a aprendizagem da geometria nos anos iniciais do ensino fundamental: uma proposta de currículo possível. REVEMAT, v.15, n. 1, 2020.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/2882

MENOCINI, Lucia; MORETTI, Méricles T. A equivalência de áreas no estudo da integra definida: um olhar das representações semióticas. Educação Matemática em Revista/RS, V 2.21, 2020. 

Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/2579

SOUZA, Roberta N Sodré de; MORETTI, Méricles T.; ALMOULOUD, Saddo Ag. A aprendizagem de Geometria com foco na desconstrução dimensional das formas (The learning of Geometry focusing on dimensional deconstruction of forms). Educação Matemática Pesquisa, v. 21, 2019.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/39101

HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. A Consolidação das Regras de Sinais e as Etapas do Espírito Científico em Bachelard. ACTA SCIENTIAE (ULBRA), v. 21, n. 5, 2019.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/5013

ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. A dialética dos objetos ostensivos e não ostensivos na aprendizagem matemática: consequências para o caso de uma estudante cega. EMR, n. 65, 2019.

Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/emr/issue/view/147

ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. A Relação com o Saber Matemático: o Caso de uma Estudante Cega em Classe Inclusiva. PARADIGMA (Maracay), v. 40, 2019.

Disponível em: http://revistaparadigma.online/ojs/index.php/paradigma/article/view/744

SILVA, Sérgio Florentino da; MORETTI, Méricles T. A abordagem de interpretação global no ensino e na aprendizagem das superfícies quádricas (The global interpretation approach in the teaching and learning of quadric surfaces). Educação Matemática Pesquisa. v. 20, n. 2, 2018.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/36174

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T.; SCHEIFER, Carine; DIONIZIO, Fátima A. Q. A importância da função discursiva de designações de relações algébricas para o desenvolvimento do pensamento algébrico<br>The importance of the discursive function of algebraic relations designations for the development of algebraic thought. Educação Matemática Pesquisa, v. 20, n. 1, 2018.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/emp/article/view/32845

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Aprendizagem da álgebra segundo Raymond Duval. REBECEM. , v.2, n. 1, 2018.

Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/rebecem/issue/view/974/showToc

PINHO, José L. R.; MORETTI, Méricles T. Estimulando a criatividade em matemática em sala de aula através da formulação e resolução de problemas em geometria. REMATEC, v. 13, n. 18, 2018.

Disponível em: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/135/117

SILVA, Sérgio Florentino da; MORETTI, Méricles T. Estudo Semiótico em Língua Natural das Cônicas: possibilidades de uso de novos registros. REVISTA ACTA SCIENTIAE, v. 20, n. 3, 2018.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/3880/3179

THIEL, A. A.; BARBOSA, Thiago H. N.; MORETTI, Méricles T. Função quadrática: linguagem matemática e a representação de um pensamento. REVEMAT, v. 13, n. 2, 2018.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2018v13n2p278

MORETTI, Méricles T.; HILLESHEIM, Selma F. Linguagem natural e formal na semiosfera da aprendizagem matemática: o caso da geometria para a formação do pedagogo. EM TEIA – Revista de Educação Matemática e Tecnológica Ibero-americana, v. 9, n. 1, 2018.

Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/emteia/article/view/235848

BRANDT, C. F.; MORETTI, Méricles T.; NOVAK, Franciele I. L. O desenvolvimento de aspectos específicos da aprendizagem em geometria segundo Raymond Duval: uma articulação com o ambiente dinâmico Geogebra. Olhar de Professor, v. 21, p.98 – 115, 2018.

Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/olhardeprofessor/article/view/13631/209209210941

SILVA, Sérgio Florentino da; MORETTI, Méricles T. Registros em língua natural das superfícies quádricas: análise semiótica e possibilidades de uso de novos registros (Records in natural language of quadric surfaces: semiotic analysis and possibilities of using new records). Educação Matemática Pesquisa, v.20, p.294 – 314, 2018.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/34940

DIONIZIO, Fátima A. Q.; BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T.; Baccon, Ana Lúcia P. Um Design Metodológico para Analisar as Concepções dos Docentes em Relação à Produção Discente a partir de Representação Semiótica e Dimensões do Conhecimento Docente. Boletim de Educação Matemática. BOLEMA, v.32, p.727 – 748, 2018.

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-636X2018000200727&lng=en&nrm=iso

MENOCINI, Lucia; MORETTI, Méricles T. A interpretação global figural como recurso para o esboço de curvas de funções modulares lineares. Educação Matemática em Revista-RS, v.1, n.1, 2017.

Disponível em: http://sbem.iuri0094.hospedagemdesites.ws/revista/index.php/EMR-RS/article/view/1872

ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. Ensino e Aprendizagem em Matemática para Estudantes Cegos: Pesquisas, Resultados e Perspectivas. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v.10, n. 1, 2017.

Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/4398

KUMMER, Tarcisio; MORETTI, Méricles T. Convergências e Conexões nas Teorias de David Ausubel e Raymond Duval: a construção significativa de conhecimentos matemáticos. Acta Scientiae (ULBRA), v. 18, n. 2, 2016.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1577

ANJOS, Daiana Zanelato; MORETTI, Méricles T. Transcrição da tinta ao Braille: apontamentos de algumas diferenças semio-cognitivas. Zetetiké (on line), v. 1, n. 3, 2016.

Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8648092/15051

NÉ, Adriano L S.; MORETTI, Méricles T. Analisando a linguagem matemática e refletindo sobre o ensino e a aprendizagem da prática de esboço de curvas no ensino superior. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v.8, n. 4, 2015.

Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/3077

RICHIT, Luiz A.; PASA, Bárbara C.; MORETTI, Méricles T. Análise do Processo de Aprendizagem de Geometria de Estudantes do Programa de Iniciação Científica: perspectivas a partir da teoria dos registros semióticos. Acta Scientiae (ULBRA), v. 17, n. 3, 2015.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1333

MORETTI, Méricles T.; BRANDT, Celia F. Construção de um desenho metodológico de análise semiótica e cognitiva de problemas de geometria que envolvem figuras. Educação Matemática Pesquisa (Online), v.17, n. 3, 2015.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/25673

SOUZA, Roberta N Sodré de; MORETTI, Méricles T. Objeto real versus ideal: consequências na constituição de sistemas semióticos para a aprendizagem intelectual. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa). , v. 6, n. 2, 2015.

Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/995

MORETTI, Méricles T.; BRANDT, Celia F. Dificuldades na resolução de problemas aditivos a uma operação: ponto de encontro esclarecedor à luz da noção de congruência semântica, Revista Acta Scientiae. v. 16, n. 3, 2014.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/1173

DIONIZIO, Fátima Q.; BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Emprego das Funções Discursivas da Linguagem na Compreensão de Erros de Alunos em uma Atividade que Envolve Noções de Trigonometria. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 15, 2014.

Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/901

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T.; BASSOI, Tânia S. Estudo das funções do discurso na resolução de problemas matemáticos. Educação Matemática Pesquisa (Online), v. 16, n. 2, 2014.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/19476

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. O Cenário da Pesquisa no Campo da Educação Matemática à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. Perspectivas da Educação Matemática, v. 7, n. 13, 2014.

Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/488

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Relações entre a estrutura do sistema de numeração decimal e os registros de representação semiótica do número: a palavra e a escrita arábica. Jornal Internacional de Estudos em Educação Matemática, v. 7, n. 3, 2014.

Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/jieem/article/view/73

BRANDT, Celia F.; MORETTI, Méricles T. Algumas considerações sobre o ensino do sistema de numeração: discussão de atividades à luz da conceitualização e representação semiótica. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 2013.

Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3507

HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. Alguns aspectos da noção da congruência semântica presentes no ensino dos números inteiros relativos. Revista Espaço Pedagógico, v. 20, n. 1, 2013.

Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/3511

COAN, Lisani G. W.; VISEU, Floriano; MORETTI, Méricles T. As TIC no ensino de Matemática: a formação dos professores em debate. Revemat, v. 8, n. 2, 2013.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2013v8n2p22

HILLESHEIM, Selma F.; MORETTI, Méricles T. O modelo comercial: um entrave persistente à aprendizagem da regra de sinais. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 4, n. 2, 2013.

Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/824

MORETTI, Méricles T. Semiosfera do olhar: um espaço possível para a aprendizagem da geometria. Revista Acta Scientiae, v. 15, n. 2, 2013.

Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/acta/article/view/568

MORETTI, Méricles T. A Regra dos Sinais para a Multiplicação: ponto de encontro com a noção de congruência semântica e o princípio de extensão em matemática. Bolema. Boletim de Educação Matemática (UNESP. Rio Claro. Impresso), v. 26, n. 42B, 2012.

Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/5783

MORETTI, Méricles T.; BRANDT, Celia F.; FRANCO, P. L. Estudo das formas de negação no processo de ensino da matemática: ponto de encontro com os registros de representação semiótica. Ciência e Educação (UNESP. Impresso), v.18, p.469 – 486, 2012.

Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1516-73132012000200015&script=sci_abstract&tlng=ptes

T.; THIEL, a. A. O ensino de matemática hermético: um olhar crítico a partir dos registros de representação semiótica. Práxis Educativa (UEPG. Online), v.7, n. 2, 2012.

Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/4144

MORETTI, Méricles T.; Luiz, Learcino S. O procedimento informático de interpretação global no esboço de curvas no ensino universitário. Educação Matemática Pesquisa (Online), v.12, p.529 – 547, 2010.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4748

COLOMBO, Janecler A. A; BUEHRING, Roberta Schnorr; MORETTI, Méricles T. Registros de representação semiótica, tarefas e análise de dados: articulações em torno do currículo de matemática. Revemat, v. 4, p.90 – 113, 2009.

Disponível emhttps://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/article/view/1981-1322.2009v4n1p90

MORETTI, Méricles T. A articulação de registros semióticos para a aprendizagem: analisando a noção de congruência semântica na matemática e na física. Perspectivas da Educação Matemática, v. 1, n. 1, 2008.

Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/pedmat/article/view/2791

MORETTI, Méricles T.; FERRAZ, A. G.; Ferreira, Verônica G. G. Estudo da conversão de funções entre registros simbólico e gráfico no ensino universitário. Quadrante (Lisboa), v. 17, n. 2, 2008.

Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/158

COLOMBO, Janecler A. A; MORETTI, Méricles T. Representações do número racional na formação de professores que ensinam matemática. REI – Revista de Educação do IDEAU, v. 3, 2008.

COLOMBO, Janecler A A; FLORES, Cláudia Regina; MORETTI, Méricles T. Reflexões em torno da representação semiótica na produção do conhecimento: compreendendo o papel da referência na aprendizagem matemática. Educação Matemática Pesquisa, v. 9, n. 2, 2007.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/901

MORETTI, Méricles T.; FLORES, Cláudia Regina. As figuras geométricas enquanto suporte para a aprendizagem em geometria: um estudo sobre a heurística e a reconfiguração. Revemat, v. 1, n. 1, 2006.

Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/revemat/issue/view/1296

BRANDT, C. F.; MORETTI, Méricles T. O papel dos registros de representação na compreensão do sistema de numeração decimal. Educação Matemática Pesquisa, v. 7, n. 2, 2005.

Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/emp/article/view/4701

MORETTI, Méricles T. O papel dos registros de representação na aprendizagem de matemática. Contrapontos (UNIVALI) (Cessou em 2008. Cont. ISSN 1984-7114 Contrapontos (Online)), v.1, n. 3, 2002.

Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/180/152

Raymond Duval

15/09/2020 18:26

Filósofo e psicólogo de formação, Raymond Duval defendeu a sua tese de doutorado com P. Greco sobre a epistemologia genética de Piaget (1972). Entrou no IREM de Estrasburgo em setembro de 1970 onde participou de enquetes e regularmente ia em salas de aula do ensino fundamental 2 e dirigia grupos de pesquisa.

A partir de 1979 coorientou com F. Pluvinage diversos DEA (Diplôme d´Études Approfondies) e teses em didática da matemática. Foi editor dos Annales de Didactique et des Sciences Cognitives entre 1988 a 1995. Publicou, em 1995, o livro Sémiosis et pensée humaine e neste mesmo ano foi nomeado professor na Universidade do Littoral Côte d´Opale (ULCO/Dunkerque).

Trabalha, no que era chamado de Instituto Universitário de Formação de Professores (IUFM – Institut Universitaire de Formation des Maitres) du Nord Pas-de-Calais, na formação de professores do ensino fundamental 1. Desenvolve pesquisa sobre três questões: o funcionamento semio-cognitivo da visualização em matemática; a introdução da álgebra elementar e a questão dos escritos simbólicos e as
duas faces da atividade matemática.

Quem somos?

11/09/2020 19:34

GPEEM – Grupo de Pesquisa em Epistemologia e Ensino de Matemática visa promover o aprofundamento da investigação sobre temas ligados à epistemologia, à formação de professores e ao ensino e aprendizagem da matemática, com ênfase nas contribuições dos estudos semio-cognitivos de Raymond Duval.

 

Prof. Dr. Méricles Thadeu Moretti – líder do GPEEM e Doutor pelo IREM/UNISTRA.

Profª Dra. Daiana Zanelato dos Anjos – vice-líder do GPEEM, Doutora PPGECT/UFSC e Professora da Rede Estadual Catarinense

Profª Dra. Fernanda Andréa Fernandes Silva – Pós-doc PPGECT UFSC, doutora pelo PPGEC-UFRPE e Professora do IFPB.

Profª MSc Djerly Simonetti – Mestra do PPGECT/UFSC e Professor da Rede Estadual Catarinense

Profª MSc Jéssica Cravo Santos Bernardino – Doutoranda PPGEDUMATEC/UFPE e Professora da Rede Estadual de Sergipe.

Profª MSc Jessica Rohden Schlickmann – Doutoranda do PPGECT/UFSC e Professora da Rede Estadual Catarinense

Prof  Dr Jorge Paulino da Silva Filho – Doutor pelo PPGECT/UFSC e Professor do Instituto Federal de Santa Catarina

Profª Drª Selma Felisbino Hillesheim – Doutora pelo PPGECT/UFSC, Professora da Rede Municipal de São José – SC e participa da equipe de formação de professores na mesma rede de ensino.

Profª Crislaine Costa – Doutoranda do PPGECT/UFSC e Professora da Rede Estadual Catarinense

Prof Eduardo Sabel – Doutorando do PPGECT/UFSC e Professor da Rede Estadual Catarinense

Prof MSc Adriano Moser – Mestre pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e  Professor Titular da Secretaria de Educação do Estado de Santa Catarina

Profª MSc Lucilene Dal Medico Baerle – Doutoranda pelo PPGECT/UFSC e professora no IFC – Videira

Prof MSc Thiago Henrique das Neves – Doutorando pelo PPGECT/UFSC e professor no IFC – Camboriú

Prof MSc  Adalberto Carlos do Nascimento Silva – Doutorando pelo PPGECT/UFSC e Professor titular da Secretaria de Educação do Estado de Rondônia