Raymond Duval

15/09/2020 18:26

Filósofo e psicólogo de formação, Raymond Duval defendeu a sua tese de doutorado com P. Greco sobre a epistemologia genética de Piaget (1972). Entrou no IREM de Estrasburgo em setembro de 1970 onde participou de enquetes e regularmente ia em salas de aula do ensino fundamental 2 e dirigia grupos de pesquisa.

A partir de 1979 coorientou com F. Pluvinage diversos DEA (Diplôme d´Études Approfondies) e teses em didática da matemática. Foi editor dos Annales de Didactique et des Sciences Cognitives entre 1988 a 1995. Publicou, em 1995, o livro Sémiosis et pensée humaine e neste mesmo ano foi nomeado professor na Universidade do Littoral Côte d´Opale (ULCO/Dunkerque).

Trabalha, no que era chamado de Instituto Universitário de Formação de Professores (IUFM – Institut Universitaire de Formation des Maitres) du Nord Pas-de-Calais, na formação de professores do ensino fundamental 1. Desenvolve pesquisa sobre três questões: o funcionamento semio-cognitivo da visualização em matemática; a introdução da álgebra elementar e a questão dos escritos simbólicos e as
duas faces da atividade matemática.